Na contramão da crise financeira que afeta nosso País, as redes de franquias vêm se destacando no mercado nacional. Somente no ano passado o setor movimentou 150,07 bilhões e cresceu cerca de 8% em relação a 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Devido a crescente expansão, o setor tem atraído empreendedores iniciantes com interesse em abrir seu próprio negócio. Os motivos para isso são trabalhar com uma marca muitas vezes já conhecida no mercado, e com produtos que já foram testados, além da possibilidade de receber suporte e o treinamento que o franqueador pode oferecer.
No entanto, como em qualquer outro negócio, é importante fazer um estudo prévio e pesquisar todas informações sobre a marca que deseja investir. Veja abaixo os passos importantes que precisam ser levados em consideração antes de adquirir uma franquia:
Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF) – Documento no qual o candidato a franqueado encontra informações descritas na lei de franquia sobre a rede de franquia que deseja investir,sendo obrigação do franqueador entregar este documento ao candidato, pois ele existe para dar transparência ao negócio. Nela encontramos uma descrição detalhada da franquia, das atividades que o franqueado irá desempenhar, os investimentos necessários, entre outras informações;
Converse com franqueados e ex-franqueados da marca que pretende investir. Esse passo é importante para saber o desempenho da rede e a satisfação dos franqueados no negócio;
Faça um planejamento financeiro, pelo menos, para o primeiro ano de atuação. Muitos empreendedores têm a ilusão que, ao adquirir uma franquia, não terão que trabalhar mais. Isso é um grande erro, pois para qualquer negócio dar certo, requer dedicação e esforço por parte do dono.
Invista em algo que você tenha afinidade. Existem redes de vários segmentos, gaste tempo pesquisando cada setor e o que mais tem relação com o seu perfil. Se você já tem uma profissão, e quer continuar na sua área de atuação, certamente encontrará uma franquia no mesmo ramo que o seu, mas se pretende ir para um novo desafio, avalie os prós e os contras, como por exemplo o cenário político, sazonalidade e sobretudo, a compatibilidade com o produto.
·Faça curso de gestão empresarial. Mesmo com o suporte fornecido pela franqueadora, ter conhecimento na área de gestão é fundamental. Lembre-se que você ficará à frente da operação e o sucesso da sua unidade depende exclusivamente de você.
Conheça o local que pretende abrir e o comportamento de consumo daquela região. São pontos fundamentais e que fazem toda diferença, pois conhecendo a região, é possível pensar em ações e parcerias com empresas locais e até mesmo formas de fidelizar a clientela.
Marina Nascimbem Bechtejew Richter é sócia do Nascimbem Bechtejew Advogados marina@nbadv.com.br