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Franquias ganham espaço em shoppings

Franquias ganham espaço em shoppings
É notório o crescimento do número de shopping centers por todo o Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mais 22 shoppings deverão ser inaugurados nesse ano, somando-se aos 412 já existentes.
Ocorre, porém, que os empresários independentes não têm muito espaço nessa expansão. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 30% das lojas localizadas em shoppings das regiões Sul e Sudeste não integram redes de franquia.
Esse número certamente cairá ainda mais nos próximos anos. E daí surge uma dúvida: por que os administradores de shoppings têm essa preferência por  redes de franquia?
O fato é que os shoppings vêm optando pelas redes de franquia, em detrimento dos pequenos empresários, pelos seguintes motivos:
– As lojas integrantes de redes de franchising muitas vezes já têm visibilidade no mercado, já que representam marcas consolidadas e de prestígio;
– Seu modelo de negócio já foi testado e comprovado na prática, não sendo necessário qualquer período de maturação;
– O locatário que integra uma rede de franquia conta com a experiência, suporte e apoio do franqueador, minimizando, assim, os riscos da operação;
– É muito frequente o bom relacionamento entre o franqueado e sua rede, o que minimiza o risco de inadimplência para os shoppings.
Para as redes de franquia, apesar dos altos custos oriundos da locação, contar com lojas em shopping centers é muito rentável. Isso porque, na maioria dos casos, o shopping oferece ao lojista maior visibilidade da marca diante do público consumidor, maior segurança, ações de marketing, climatização, facilidade de estacionamento para os clientes e limpeza, entre outras vantagens. Porém, é importante que os candidatos e franqueadores tomem algumas precauções. Para formalizar o contrato é importante que tanto o shopping como o lojista (franqueado) e a franqueadora estejam atentos para a existência ou não de demanda por seus produtos ou serviços dentro do shopping. Afinal, franquia ou não, trata-se um empreendimento. E como qualquer negócio, a franquia pode ou não dar certo.

* Marina Nascimbem Bechtejew Richter é sócia do Nascimbem Bechtejew Advogados
marina@nbadv.com.br
NB Advogados 2017-09-05T12:05:33+00:00

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